BARREIRINHAS HÁ UM MÊS SEM O PLIMPLIM

AÊ!

A concessionária é da família do prefeito

A televisão é o meio de comunicação mais popular do mundo, no Brasil está presente em aproximadamente 99% dos nossos lares. Ela entretém, informa, manipula, domina as massas brasileiras desde meados do século passado. 

Já é quase um direito fundamental do cidadão brasileiro.

Em Barreirinhas, polo turístico internacional, temos apenas dois canais (sinais analógicos) de TV aberta, a saber: Canal 11 (SBT/DIFUSORA) e Canal 13 (GLOBO/MIRANTE).

Esta última está fora do ar (sem sinal) à cerca de um mês. O que tem gerado bastante incômodo na sociedade, não pelo conteúdo em si - creio, mas pela falta de opção, quando o cidadão médio pode parar em frente ao aparelho depois do dia de trabalho não ter escolha de programação televisiva deve ser horrível. 

A prefeitura é a responsável pela manutenção das duas retransmissões, ou seja, deveria com as despesas para manter as duas opções de canais para os munícipes locais.

Segundo informações extraoficiais de fontes fidedignas, a razão da ausência do sinal da mirante/globo é a manutenção da aparelhagem que está por vir de São Luís.

O Artigo 215 da Constituição Federal de 1988 assegura que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais...

Os serviços de radiodifusão no Brasil passaram por intensas transformações nas últimas décadas, não apenas no âmbito tecnológico, mas também nos campos sociais e culturais principalmente pelo papel assumido pela televisão em nosso cotidiano, a demandar que o Direito de nosso país, tal como tem ocorrido em diversos países, regule cada vez mais as relações entre os sujeitos envolvidos.
+
TELEVISÃO E OS DIREITOS HUMANOS


Assim como os jornais impressos e o rádio, a televisão também tem dado sua contribuição para a consolidação dos Direitos Humanos. O aparecimento da televisão foi um marco decisivo na história das mídias. Desde seu advento, em 1939, até os dias atuais, continua a ter importante destaque entre os meios de comunicação. McLuhan, com a expressão “aldeia global”, nos fez perceber a importância da televisão, diante de suas potencialidades globais no sentido de eliminar as distâncias, ao mostrar os acontecimentos no momento em que eles ocorrem em qualquer parte do Globo. Essa importância aumenta não só devido à sua capacidade de geração e distribuição de informação, mas, sobretudo, diante do seu poder de influenciar a sociedade. A televisão para os Direitos Humanos tem sua importância dilatada à medida que utiliza sua potencialidade de transmissão em tempo real para denunciar todo e qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos praticados sob a face do planeta. Quando a televisão divulga a produção cultural da sociedade, em qualquer nível – nacional, regional ou local – e assegura a sua diversidade, contemplando etnia, gênero, opção sexual, política e religião, entre outras, está contribuindo para a consolidação dos Direitos Humanos e para a transformação da própria sociedade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem