ESPECIAL:
O tribuna maranhense voltou,
AGORA TRAZENDO DESINFORMAÇÃO

EDITORIAL EM FOCO 

Traz para você a última desinformação do veículo de conveniência que reaparece com as eleições, mas não vamos nos ater à menção honrosa que foi nos dada no site de notícia. 
Vamos entender a fakenews, como uma fórmula de desinformação segundo vários especialistas que discorreram este mês, no ultimo congresso do TSE, assista clicando no link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=MF3zcna63G0




BREVE HISTÓRICO COMUM
Em agosto do ano 2017, aportou em Barreirinhas o Jornal Tribuna Maranhense. Naquele momento, o redator que vos escreve agora, foi convidado para fazer parte daquele time de jovens cidadãos que se esforçavam, e muitos ainda se esforçam (eu, por exemplo) para manter informada a nossa população. Após, alguns meses de trabalho conseguimos colocar nas ruas da cidade e do interior do município três edições do periódico até novembro daquele mesmo ano de 2017. Até que chegou ao fim a parceria, fui expulso por não concordar com a linha editorial que começava se deixar cair no viés do oportunismo de grupos políticos existentes em Barreirinhas, o pior deles, os dissidentes da oposição, unidos com a antiga política, grupos que foram decisivos para a eleição de  Albérico Filho - ele e os alberiquistas (muitos já pularam do barco), admitindo ou não, estes últimos.

MEMBROS DO CONSELHO

Os responsáveis pelo atual estado de coisas na cidade ganhavam um veículo de comunicação, do qual fiz parte, e dava origem a  3ª via, que já nasceu descapitalizada de valores, de respeito popular e sem um líder, já tentavam algumas lideranças comunitárias naquele início de 2018. Mas esta não vingou, pelo visto, e também por nosso Povo estar muito mais esperto, hoje. Agora temos meios de comunicação sérios, e este jornal poderia ter sido, veículos onde encontram-se pessoas que fazem, ou pelo menos, tentam fazer o certo para outras pessoas lerem, dar à elas o direito de não ser confundidas. 


DESINFORMAÇÃO = FAKENEWS

Não se cansem ainda, vamos falar da tática caixa chinesa, teorias e práticas de politicagem midiática:
_ A caixa chinesa é uma técnica em veículos de massa que consiste em esconder o que mais interessa para a população e a matéria da qual falamos (foto acima) e que estampa a capa do periódico (edição impressa deste mês) acima citado, utiliza esta técnica, quando dá destaque a uma desinformação, em vez de falar por exemplo, da prestação de contas da prefeitura negada na Câmara de vereadores. - Que tristeza!

CRÍTICA

Pois bem: Um título mal escrito admite críticas, Augusto?
Utilizar de desinformação para confundir a opinião pública é uma tática antiga, nós sabemos. Mas numa eleição que ainda nem começou, em meio à pandemia, para um pleito que definirá o futuro da cidade, só ano que vem. É um abuso.
_ Esquecer que escreveu sobre os desmandos de Albérico contra professores entre outros absurdos; - este jornal a que me refiro denunciou a condenação do prefeito em primeira instância federal, os vários atos de improbidade no MP que cobrimos, e apresentar agora, de acordo com as conveniências "um chamar atenção para o pré-candidato mais forte, Amílcar Rocha, para querer manchar a imagem deste". Ao ponto de expor os vencimentos do servidor público, trabalhador como nós, um pouco diferente, é verdade, mas um trabalhador em sua essência pré-candidato nativo, filho da terra. O que eles (Augusto e Orlando) não podem é fazer a população esquecer o que Amílcar fez (e ainda fará mais), suas causas ganhas pela cidade junto ao governo do Estado, ninguém pode negar, pois são visíveis. 
_ Meus colegas, isto é um absurdo! 


 












  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem