Amílcar Rocha deixa a Superintendência do Estado para concorrer a Prefeitura


Barreirinhense, terceiro dos 13 filhos de d.Maria Madalena(Dadá) e seu Milton Dias Rocha. Vendeu café numa torrefação para ajudar na criação dos seus irmãos mais novos e mais tarde Amílcar foi estudar em São Luís, onde vendeu revista em uma banca na Praça Deodoro e depois, conseguiu emprego como funcionário dos Correios. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e seguiu sua carreira de advogado defendendo trabalhadores urbanos e rurais. Chegou a passar em concurso público para promotor de justiça, mas não quis assumir o cargo e passou em outro concurso da carreira jurídica para Juiz do Trabalho, em cuja profissão veio a se aposentar no ano de 2012. Apesar do Povo ter uma imagem diferente, Amílcar Rocha é bastante descontraído e simples, às vezes tímido, porém a firmeza em suas palavras demonstra a firmeza de um líder nato.

Entrevista:

BEF: _ Quanto tempo o Senhor ficou no cargo de Superintendente do Estado. Como foi o processo de desincompatibilização e quando foi feita?

AMÍLCAR - Ocupei por duas vezes o cargo de Superintendente de Articulação Regional de Barreirinhas, vinculado à SECAP - Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos. A primeira,  de março de 2015 a abril de 2016 e a segunda, de fevereiro de 2017 a maio de 2020. Saí no dia 1°de junho.  Agora estou sem cargo no Governo do Estado, me desincompatibilizei porque sou pré - candidato a prefeito de Barreirinhas.


BEF: _ Qual é mesmo o papel do Superintendente na região? O que ele pode fazer?

AMÍLCAR - O papel do Superintendente é fazer Articulação Política. Ouvir a classe política, o poder público, as lideranças, a sociedade civil. Ouvir os  Sindicatos, Associações, Conselhos, Igrejas, Empresários, etc, e levar os interesses da sociedade e das comunidades para o Governo do Estado, por meio de seus Secretários e, dependendo do caso, diretamente ao Governador.

Na verdade, como as Superintendências não são órgãos executivos, portanto, não dispõem de orçamento, o seu trabalho consiste em mediar as demandas dos Municípios e das comunidades ao Governo estadual, acompanhar a realização de obras, serviços e políticas públicas.


BEF: _ Como avalia sua passagem à frente da Superintendência, especialmente, em relação ao município de Barreirinhas?

AMÍLCAR - Considero que meu trabalho foi proveitoso, mesmo com várias dificuldades e  desafios enfrentados devido à conjuntura política e econômica.  Durante o período em que estive como Superintendente, participei da implementação de políticas sociais desenvolvidas pelo governo estadual, acompanhei a execução de obras e serviços e ajudei na mediação  de demandas importantes dos diversos setores da sociedade e do município.

Dentre as ações acompanhadas e realizadas destacam-se as seguintes:


A) Na área da Educação:

1- Construção e entrega de 04 Escolas Dignas nos povoados Mangas, São José dos Viúvos, Passagem do Gado e Riacho do Meio, todas com sistema de abastecimento de água para as comunidades;

2- Construção e entrega da escola de ensino médio, no povoado Sobradinho - Centro de Ensino Plínio Portugal;

3- Reforma do Centro de Ensino Barreirinhas – CE-Barreirinhas;

4- Reforma do CE-Joaquim Soeiro de Carvalho (em conclusão).


B) Na área da Saúde:

1- Aquisição de novas Ambulâncias para o Hospital Regional de Barreirinhas - HRB;

2- Aquisição de um novo tomógrafo para o HRB;

3- Autorização para construção de uma UTI com 12 leitos no HRB (projeto em andamento);

4- Instalação de água potável no HRB, fornecida pela rede de abastecimento da CAEMA.


C) Na área de Segurança:

1- Instalação do CPTur (Companhia de Polícia Turística), que mais tarde se transformou em BPTur (Batalhão de Polícia Turística);

2- Instalação do Posto Policial de Atins;

3- Aumento do efetivo da Polícia Militar em Barreirinhas;

4- Aquisição de novas viaturas para as Polícias Civil e Militar;

5- Reforma da Delegacia de Polícia Civil;

6- Reforma do Quartel da Polícia Militar.


D) Na área de Infraestrutura:

1- Operações tapa-buracos todos os anos da Estrada MA-225 (Sobradinho a Barreirinhas);
2- Recapeamento asfáltico da avenida principal do bairro do Murici até o bairro do Amapá; 

3- Recapeamento asfáltico do acesso do bairro Carnaubal ao porto do Santo Antônio;

4- Recapeamento com piçarra da Estrada da Cardosa;

5- Pavimentação asfáltica do povoado Boa Vista ao São Domingos;

6- Pavimentação asfáltica da estrada do povoado São Domingos à Mangaba.


E) Na área de Saneamento e Abastecimento de Água:

1- Ampliação do sistema de abastecimento de água potável para o bairro Cidade Nova;

2- Ampliação do sistema de abastecimento de água potável para os povoados Tapuio, Laranjeiras, Vila São José, Cantinho e Santo Antônio;

3 - Estudo de implantação do sistema de abastecimento de água potável para os povoados Atins e Santo Inácio.


F) Na área do Turismo e Cultura:

1- Implantação da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta;

2 - Edições do Projeto “Mais Cultura e Turismo: Lençóis Maranhenses” (Secretaria de Estado da Cultura e Turismo - Sectur), no período das férias de julho, com apresentação de bandas de diversos gêneros musicais, danças folclóricas, recreação infantil e outras atrações;

3- Realização da “Caravana do Governo de Todos” que ofereceu serviços de emissão de documentos, Ouvidoria, Cadastro para programas sociais e orientações para o consumidor e para operadores do turismo;

4- Realização de cursos ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema/SECTI), tais como: Inglês e Francês, Agente de Turismo, Agente de Informações Turísticas e Condutor de Turismo capacitação para atendimento ao turista.

5- Realização de cursos de qualificação, palestras e feira de artesanato por meio do Ceprama Itinerante, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), simultaneamente com a 19° AGRITEC – Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão dos territórios Munim, Lençóis e Delta. 


G) Na área da Agricultura Familiar:

1- Distribuição de sementes de arroz, feijão e milho para agricultores;

2- Entrega de 03 pequenas indústrias de beneficiamento de castanha do caju para pequenos agricultores;

3- Entrega de 02 tratores agrícolas para o STTR ajudar os pequenos produtores;

4- Instalação de um escritório da AGERP,que presta assistência técnica aos trabalhadores rurais e serviços de atendimento e acompanhamento de famílias de pequenos produtores em projetos de fomento e custeio da produção.


H) Na área de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Popular:

1- Instalação do PROCON/VIVA;

2 - Instalação de Posto Avançado do SINE, durante o período de construção da rede de energia eólica;

3- Incentivo e apoio na mobilização da comunidade para participar das Escutas Territoriais em que o Governo do Estado ouviu a comunidade, com vistas à elaboração do Orçamento Participativo;

4- Mobilização da comunidade para participação em Seminários de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente e oficinas sobre Economia Solidária;

5- Participação na Oficina Regional de Elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos e do Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos, evento promovido pela SEDIHPOP.


I) Outras áreas:

1- Realização da 16ª Caravana Empresarial, em Barreirinhas, evento do Governo do Estado com a participação de diversas secretarias, em parceria com a CDL, Associação Comercial, Sindlojas, Sindicato de Revendedores de Combustíveis, Delegacias Regionais de Contabilidade, Sebrae e Banco do Brasil, oferecendo serviços para os empresários e população em geral da região;

2- Atendimento por Unidades Móveis da SEFAZ de diversos serviços, inclusive regularização de automóveis e motocicletas;

3- Atendimento às mulheres pelas Unidades Móveis Carreta da Mulher e Ônibus Lilás, com oferta de serviços de saúde, consultoria jurídica, orientações e palestras sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência.

4- Realização do I SEMINÁRIO TERRITORIAL MEIO AMBIENTE, RESÍDUOS SÓLIDOS E CATADORES: “Agindo no Presente para Garantir o Futuro”, organizado e executado pela Superintendência de Articulação Regional de Barreirinhas, Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária – SETRES e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA.


BEF: _A título de considerações finais, como o senhor pensa Barreirinhas para que ela seja uma cidade melhor?

Amílcar - Barreirinhas é uma cidade grande e cresce cada vez mais, cheia de contradições e desafios. Temos problemas sérios em diversas áreas como: educação, saúde, segurança, urbanização,  regularização fundiária, estradas vicinais, produção, geração de emprego e renda, trânsito, meio ambiente, etc. Nesta entrevista vou destacar apenas os problemas relacionados com o meio ambiente, que é uma das minhas grandes preocupações e de todos os Barreirinhenses. Para que se possa   pensar numa cidade melhor, mais humanizada e acolhedora, que permita condições de vida digna para seus visitantes e moradores, é preciso enfrentar todos esses desafios. 
É urgente a retirada do lixão hoje existente praticamente no centro da cidade, causando sérios danos ambientais e problemas de saúde para a população que fica no seu entorno. 
É preciso, também, preservar o Morro da Ladeira, nosso principal cartão postal, e cuidar para que os acessos do Rio Preguicas e do Riacho Tibúrcio sejam mantidos desobstruídos e em condições de salubridade, para que se tenha um desenvolvimento sustentável, que leve sempre em conta os interesses do crescimento econômico com a preservação da natureza.
Para se resolver problemas desta envergadura, é necessário que se faça uma parceria com o Governo do Estado e se busque recursos federais para implementar políticas austeras de preservação de nosso meio ambiente. 
Só assim é possível superar etapas tão importantes para assegurar melhores condições de vida para as futuras gerações.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem