UNIDADE VIVA/PROCON E MODERNIZAÇÃO DO FAROL DO SABER

MAIS DO GOVERNO DO ESTADO EM BARREIRINHAS

Já inaugurada e com a solenidade oficial realizada hoje (6), a agência  VIVA/PROCON Barreirinhas, é ainda uma agência de pequeno porte, mas já com previsão para ter sua própria sede, agora o cidadão será atendido com padrão de excelência.

A municipalidade recebe também um equipamento de educação e cultura renovado, modernizado.
Histórico

Era conhecido anteriormente como farol da educação, o projeto cultural da Secretaria estadual de Educação, iniciou com 23 bibliotecas idênticas tanto na capital como no interior do estado, em 2013 eram 117 faróis todos sendo revitalizados, um dos poucos bons legados da gestão passada. Segundo a revista Nova escola, foram gastos inicialmente um milhão e trezentos mil reais com recursos do governo do estado e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O VIVA foi inaugurado em fevereiro de 1998 na capital maranhense, vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP.


Após reestruturar todas as suas unidades pela primeira vez desde sua inauguração, em 2017 o VIVA foi vinculado à estrutura administrativa do PROCON/MA pelo governador Flávio Dino, passando a integrar o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor.

O VIVA tem o objetivo de estabelecer e manter novo padrão de prestação dos serviços públicos e oferecer ao cidadão atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de diversos parceiros, para atender a
demanda da comunidade.

O VIVA possui atualmente 39 unidades divididas em Unidades de grande, médio, pequeno porte, móveis e anexas. São 21 Unidades Fixas, 12 Unidades Móveis e 02 Postos Fixos. Com acréscimo de mais 11 até o fim do ano, totalizando 50 postos de atendimentos espalhados pelo Maranhão, dez vezes mais do que outrora em gestões oligárquicas passadas.

Temos agora à disposição do povo, serviços de manutenção de cidadania e expedições de documentos, e de novo, dos direitos e relações de consumo.
A unidade funcionará de segunda à sexta-feira das sete da manhã às 17 h, com estimativa de cento e cinquenta atendimentos por dia.
As senhas serão distribuídas no endereço (Rua do Matadouro, Bairro Murici) até as dezesseis horas todos os dias.


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