ESPECIAL:
"Resenhas surpresas", tragédias anunciadas




Não é segredo para ninguém na cidade que menores de idade estão fazendo e participando de festas, mais conhecidas como "resenhas surpresas", em vários bairros e povoados. Provavelmente você já presenciou, ou, teve conhecimento de uma perto de sua casa.

Esta matéria suscitou o debate à sociedade barreirinhense que tem conhecimento do problema, que é público e notório: o abuso de bebidas por parte da juventude. 

O consumo, a venda, a ministração de álcool para menores de 18 anos é proibido por lei e considerado contravenção! 

"Fato é, pelo menos desde 1941 é proibido e tipificado como Contravenção Penal nos termos do artigo 63, I, da Lei de Contravenções Penais e, que é sabido que o comércio ou o ato de servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos teve previsão como Contravenção Penal" (...)
"A presidente Dilma Rousseff sancionou em março de 2015, A norma 13.106/15 foi publicada naquele ano no Diário Oficial da União (
altera o ECA (Lei nº 13.106/15) e revoga o inciso I do artigo 63 do decreto-lei 3.688/41, a lei das contravenções penais), que criminaliza a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. O texto reafirma: proibido vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar a menores bebida alcoólica ou outros produtos que possam causar dependência... A norma prevê pena de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação, e medida administrativa de interdição do estabelecimento.

+



Mas é da natureza do ser humano (principalmente, na juventude) a aversão às regras e leis. Quem nunca extrapolou? 

O problema do desregramento e a ausência de responsáveis nos locais onde ocorrem as "resenhas" acabam propiciando o ambiente ideal para "tragédias anunciadas". Sempre regadas à muita bebida e, às vezes até, outras substâncias ilícitas...

Circulou nas redes um vídeo onde uma jovem, provavelmente, menor de idade, sendo reanimada por seus "amigos", quase desfalecendo à beira de uma piscina. Algumas pessoas mais próximas e até a própria garota usou o whatsapp para expor ainda mais o ocorrido. A versão destes é que: A menina sofre de dor na coluna e de síndrome do pânico. 

O certo é que a cena é estarrecedora e está nas mentes de todos os pais da cidade, o final do vídeo aparece a prova do crime cometido, várias garrafas do que parece ser bebida (muita) alcoólica.

QUESTÕES

O ocorrido que não é pontual, levanta um debate que toda a sociedade precisa participar:

Pode a ausência do poder público causar prejuízos às gerações de agora e futuras de Barreirinhas? O que essa geração tem aprendido em casa, a falta de perspectivas no futuro pode ser evitado? O que motiva tanta displicência da família e dos jovens com a própria vida?

++

A futura bióloga e funcionária pública Tatianna Martins também se questiona, e olha com preocupação casos como estes se multiplicarem todos os dias pela cidade, e também por ser mãe: 

Até quando continuaremos de olhos fechados, vendo tamanhos absurdos? Quantas crianças são entregues a uma vida precoce sem destino certo? 

Por irresponsabilidade minha, sua, da sociedade, dos órgãos públicos e principalmente dos pais. Ao andar à noite pela cidade não é difícil se deparar com crianças e adolescentes pelas ruas, nos famosos bailes funks, resenhas e festinhas particulares. 

Quantas crianças você já viu usando drogas e achou um absurdo, porem não denunciou? Quantas meninas menores de idade você já viu grávida, e de tanto ver, você achou normal??

Tatianna ressaltou ainda: Pois é, por muitos acharem tudo um absurdo porém normal, que tudo isso vem acontecendo. Revolte-se com o presente que prejudicará o futuro.

Segundo Regina Marques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) a presença de crianças e adolescentes em festas consumindo álcool e outras substâncias psicoativas é necessários abordar o tema com maior profundidade em conjunto com toda a sociedade, mas é necessário que se responsabilize em primeiro lugar os responsáveis pelas crianças e adolescentes. O CMDCA e Conselho Tutelar não podem agir como membros das forças da rede de segurança pública, portanto qualquer cidadão deve acionar a Polícia Militar e daí é feito a identificação de cada criança e adolescente e os seus guardiões são chamados para assinatura no Conselho Tutelar que preparam os termos de responsabilidade e encaminham aos órgãos públicos competentes e segue com os processos legais. Continuou: "Temos um falso entendimento que o Conselho Tutelar deve estar nas portas de festas, mas esta não é uma atribuição deste". Ressaltou Regina.


Fontes: 
https://migalhas.uol.com.br/quentes/217412/sancionada-lei-que-criminaliza-venda-de-bebida-alcoolica-para-menores
https://jus.com.br/artigos/37401/menores-e-bebidas-alcoolicas-a-esclarecedora-lei-13-106-15


Comentários

  1. Eu gostaria que retirassem isso,sou a vítima,e irei denunciar!

    ResponderExcluir
  2. Este mundo está totalmente preocupante por causa de desses absurdos que está acontecendo filhos que não obedece os pais por que não têm medo dos pais confiam NA lei air fica acontecendo esses absurdos, essa menina merece uma boa sura pra procurar estudar e trabalhar ser uma pessoa de bem,, não uma pessoa baixa 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você merece é cuidar mais da sua vida do que a vida dos outros, essa jovem estava passando mal por conta de uma dor de coluna por isso deu crise de pânico, você deveria pensar antes de falar, e quem deveria ganhar uma surra é você, depois de ir para o inferno por julgar os outros.

      Excluir
    2. Sua medíocre, deveria lhe denunciar por apoiar o uso ilegal de imagens não autorizada de menores.

      Excluir
  3. O dono desse blog é um total farsante por publicar informações falsas, e usar imagens não autorizadas de menores para ganhar visualizações.

    ResponderExcluir
  4. Vamos procurar os direitos de imagem por causa de uso indevido da imagem dela aguardem

    ResponderExcluir
  5. Por disculpa pensei que eram verdadeiro esse vídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é verdadeiro,desculpa é o caralho procura pelo menos cuidar da tua vida!

      Excluir
  6. Só comentei o que acho a minha opinião não enteresssa ninguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sua opinião é um lixo, e você deveria guardar ela pra você, logo que você também tem filhos e terá netos, talvez isso aconteça com algum deles, e tudo o que a gente fala dos outros principalmente mal, volta mil vezes pior. Sua maquiavélica.

      Excluir
  7. Resumindo o que EU falei não querer alfender ninguém tudo isso só pega PRA mãe mesmo esse tipo de comportamento seve de lição a todos os jovens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria olhar mais para sua vida, e prestar atenção em suas filhas, pois tentamos tirar um cisco no olho dos outros, sendo que no nosso tem uma flecha atravessada.

      Excluir
    2. REALMENTE PEGA PRA MÃE O COMPORTAMENTO DAS TUAS FILHAS SÃO UM MAIS LINDO QUE O OUTRO E SÃO CRIANÇAS NÉ,ACHO É GRAÇA.

      Excluir
  8. Maria Vilar,eu sou a menina do vídeo,e vc não tem direito nenhum de falar o que eu mereço ou não,procure cuidar da sua vida e dos rabos que vc tem dentro da sua casa que não são Santos,no dia que eu te ver vc vai ouvir!
    sua imunda,procura saber da história sua idiota!

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde gente esse é um trabalho muito importante para as aturidade e os pais e mães de garoto e garota que ainda são de menos todos têm que trabalha juntos pra poder ter um bom resultado sobre os nossos jovens ainda crianças e querendo ser adulto se nois podemos conversar com eles mostrando a vida como ela é e junto com as aturidades com certeza vamos fazer aí um bom trabalho vamos ter um bom resultado é Deus no comando sempre é nois

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem