AS ELEIÇÕES, O VOTO E A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR

Mais uma da série de matérias especiais sobre as Eleições 2018

Divulgação: Campanha TSE. Procure um Cartório Eleitoral e não deixe de votar. 
Ontem (15) foi o último prazo para registro das candidaturas e hoje (16) as Campanhas Eleitorais começam oficialmente. Saiba em que as eleições deste ano mudaram das passadas, e assista ao debate promovido pela TV CÂMARA aqui:

As eleições de 2018 virão com novidades para os eleitores e candidatos. Novas regras aprovadas pelo Congresso incluem doações de pessoas físicas por meio de vaquinhas virtuais, metas de desempenho mínimo nas urnas para candidatos se elegerem e para partidos terem acesso ao Fundo Partidário. Além disso, será a primeira vez que uma eleição será financiada sem a participação de empresas.



O Barreirinhas em Foco já apresentou alguns nomes para Deputado Federal e Estadual pois acreditamos serem estes ótimas opções de representantes da cidade, por terem trabalhos já realizados em prol do município.

+ AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS ELEIÇÕES

Dinheiro para campanha

Está vedado o financiamento empresarial de campanhas. O financiamento será feito com recursos públicos e dividido entre todos os partidos, porém aqueles partidos com maior presença no congresso terão maiores quantias em seus fundos partidários. E as doações para campanhas poderão ser feitas também por pessoas físicas, com 10% do que estas declaram ao Imposto de Renda.

Eleições digitais

Os eleitores poderão utilizar aplicativos de celular para votar e para fazer denúncias e relatos de problemas eleitorais bem como de fakenews e propaganda indevida.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2016 o “app Pardal” ", o aplicativo possibilita informar, em tempo real, a existência de um problema eleitoral. Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral do Estado ou do município, que ficará encarregada de analisar a denúncia. E este ano com a expansão, quase total, da biometria desenvolveu o E-Título.

O e-título substitui a necessidade de portar o título de eleitor em papel na hora de votar e trará todas as informações que constam no documento e, para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico – que inclui também foto –, bastará apresentar o celular para votar.

A bem da verdade o TSE tem apostado no desenvolvimento de soluções digitais, em 2016 foram criados diversos aplicativos para que os cidadãos pudessem acompanhar as eleições municipais de 2016 pelo celular. Ao todo, 11 ferramentas foram disponibilizadas durante aquela campanha para que eleitores se informem sobre o pleito e, até mesmo, fiscalizem os candidatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem