EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO


IFMA: O curso de Ciências Biológicas do IFMA - Barreirinhas-MA é um dos grandes tesouros da cidade, um dos maiores polos de cientistas e futuros biólogos do país. Na última quarta-feira (12) o aluno Bruno Nunes em seu trabalho de conclusão de curso tocou num tema muito atual a nível global e local, a Educação Ambiental.

A monografia de Bruno teve como tema a inclusão da disciplina na grade curricular municipal (A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM BARREIRINHAS - MA. COSTA, Bruno. 2020). Logo, tratou em seu estudo da iniciativa do ex e pré-candidato à voltar para a Câmara Municipal do município, líder comunitário e pioneiro na aplicação da coleta seletiva no Povoado Atins, Antonio Carlos Lisboa, mais conhecido como Antônio Diretor.

“A monografia foi baseada no projeto de Lei que implantou a Educação Ambiental da minha autoria quando vereador, foi implantada em todas as escolas em 2016, na gestão passada, e o atual prefeito retirou da grade curricular, arbitrariamente sem passar pela Câmara, em 2019”, afirmou Antônio, muito feliz e lisonjeado, continuou: "Parabéns, Bruno 👏🏻👏🏻👏🏻 por sua nota: 9.9".




Sobre o Estudo

Bruno Nunes Costa ex-aluno da escola pública municipal "Unidade Integrada João XXIII", filho de um funcionário público da Prefeitura de Barreirinhas e de uma dona de casa. Ingressou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 2016, através do SISU. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Ambiental, Parasitologia, Educação Especial, Microbiologia e Biologia Celular. Já trabalhou com ações extensionistas nas Áreas de Saúde Alimentar Escolar, Saúde Pública e Promoção de Mostra Científica.

Para a Bruno a Educação ambiental é um componente curricular essencial para a formação de uma consciência socioambiental na crianças e adolescentes. "Todavia, conforme mostrou a pesquisa feita por mim e pela Prof.a Mestra Almerinda Medeiros, o poder municipal de Barreirinhas nunca deu amparo didático e pedagógico para as escolas que a ofertam aos anos finais do ensino fundamental, ao ponto de na gestão do atual prefeito municipal, essa disciplina escolar ter sido arrancada da matriz curricular da Educação Fundamental, mesmo sendo Lei Municipal, o ensino da disciplina no currículo das escolas da cidade.".


Segundo Almerinda Medeiros: "O nosso estudo mostrou a precariedade do ensino da disciplina de Educação Ambiental no Município Barreirinhas, o que é preocupante, pois nessa cidade, nós temos problemas ambientais nítidos como a poluição da Rio Preguiças e do Riacho Tibúrcio, bem como do solo e dos lençóis freáticos, em decorrência do Lixão. Ademais, vale salientar, que o ensino da temática "meio ambiente" é preconizado pela Constituição Federal (artigo 225) e outras Leis Federais, como a própria Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN), ou seja, é inerente ao sistema educacional do país, estimular a preservação dos recursos naturais existentes na Nação Brasileiras, independentemente, da esfera constitucional. Por isso, é necessário que o Poder Público de Barreirinhas dê mais atenção à sensibilização dos alunos sobre os problemas ambientais locais".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem