GOVERNO DO ESTADO EM FOCO

Fonte: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/
A 19ª AGRITEC em Barreirinhas trouxe, em suas diversas ações bem sucedidas, a esperança de dias melhores de muita luta e carimba o sucesso de público e crítica. Nesta edição foram assinados contratos de serviços que somam mais de 10 milhões de reais para a região. Os números gerais das dezenove edições são muito bons.

"Fazer a Agritec é importante por que são momentos de união e de trabalho do Povo do Campo na luta por produtividade e fortalecimento deste Estado. Os agradecimentos vão para todos os agricultores, todos os prefeitos, parceiros na realização, bem como para todas instituições, SEBRAE, SENAR, EMBRAPA entre outras", afirmou o governador Flávio Dino.

O governo do Estado promoveu ainda o Ceprama Itinerante e a  Caravana Mais Turismo que favoreceram Barreirinhas e toda a região dos Lençóis Maranhenses. Foram oficinas de reaproveitamento de material descartável com mestre Alencar, além de cadastro de novos artesãos, comercialização de produtos e óculos de realidade virtual com nossos destinos turísticos.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) levou extensa programação a Barreirinhas e Atins de 5 a 8 de novembro dentre as ações estão cursos de qualificação, palestras e feira de artesanato.

O Ceprama Itinerante tem o objetivo de incentivar a valorização e o desenvolvimento do artesanato tendo como foco a geração de renda aos artesãos. A feira itinerante realizou-se simultaneamente com a 19° AGRITEC – Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão dos territórios Munim, Lençóis e Delta (Sistema SAF).

Além da exposição de produtos, foram realizadas palestra de combate ao turismo sexual e oficina de reutilização e reciclagem de embalagens plásticas, com José de Alencar, o “Mestre Alencar”, na qual foram ensinadas técnicas de transformação de garrafas pets e outros materiais plásticos em artesanato.

Para o evento foram selecionados doze artesãos, sendo 4 de São Luís e 7 escolhidos por meio da representação de Associações de artesãos COOPALMAR, Povoado de Marcelino, Povoado de Manoelzinho, Povoado de Tabocas, Boa Vista e Mandacarú, todos pertencentes a Barreirinhas.

Durante a feira, a Setur por meio da superintendência de Artesanato do Maranhão cadastrou e mapeou de novas modalidades de arte local.

+ Caravana Mais Turismo


Simultaneamente em Atins, entre 5 a 8 de novembro, profissionais da área do turismo e da população do povoado de Atins receberam a Caravana Mais Turismo com palestras, seminários e cursos do Programa Mais Qualificação e Turismo, Mais Infância Mais Turismo, Cadastur e Regionalização.

O objetivo da caravana é levar ações de turismo educativo, além de oferecer uma série de serviços e capacitações para a população, prestadores de serviços turísticos e gestores públicos. As capacitações gratuitas abordam diversas áreas com carga horária de oito horas e entrega de certificados. Serão oferecidos os cursos de “Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes”, “Hospedagem Familiar: como montar um negócio cama e café” e “Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem”.

A palestra do Mais Infância Mais Turismo, tema que visou sensibilizar para o enfrentamento contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nos polos turísticos maranhenses, e vai continuar a acontecer em diversas escolas da região.

Houveram também atendimentos para adesão e renovação de cadastros do Cadastur. Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pela Setur e Ministério do Turismo (MTur) e ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais.

Nos dias 6 e 7 foram realizadas palestras – "Onde tem lixo não tem turismo", que tem o objetivo de orientar e sensibilizar a população e profissionais do segmento turístico da região para a importância de medidas educativas e manutenção dos ambientes limpos.
No dia 7 acontece o seminário Mais Turismo – A importância do planejamento do turismo para Atins, além da blitz de conscientização do Mais Infância, Mais Turismo em hotéis e pousadas da região, com abordagens informativas, diálogo com funcionários e hóspedes desses estabelecimentos. Durante a visita fora feita a entrega e afixados materiais informativos como cartazes, adesivos e bottons em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos.
Assistam a um trecho da fala do governador abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem