PROBLEMAS DE BARREIRINHAS EM FOCO

O tema desta matéria é a cidade e suas problemáticas atuais.
A maior parte deste território, o mais importante e com maior potencial do Maranhão no turismo, está localizado nos limites da cidade portal de entrada do Parna Lençóis. O seu imenso valor não é só por isto, mas por ser, entre as cidades da região, a que possui melhor estrutura para recepção de visitantes que buscam os cenários paradisíacos, que Hollywood mostrou ao mundo em seu último filme da Marvel (Vingadores - Ultimato).

Barreirinhas é uma cidade do norte do Estado, o coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. fonte: https://www.aficionados.com.br/vormir-lencois-maranhenses/

Além do seu povo hospitaleiro, característica do maranhense em geral.

Muito famosa também é sua Vaquejada anual, que acontece neste mês de julho (a abertura é amanhã), esta edição é 36ª. No entanto uma tradição foi quebrada! Há uma associação de comerciantes que se beneficiam deste evento para incrementar seus orçamentos.

Eles são parte do evento, gerações de famílias estão inseridas com seus espaços próprios para comercializar. Mas este ano por uma intervenção no Parque de Vaquejada Municipal pela prefeitura, as barracas de alvenaria foram derrubadas com o pretexto de melhorar o tráfego e houveram promessas de serem reconstruídas, inclusive em parceria (poder público e barraqueiros). Não aconteceu!


Este ano os barraqueiros terão que pagar, a contragosto, para uma empresa montar barracas pois a prefeitura não cumpriu com a promessa de ajudar a reconstruir as barracas de alvenaria. Segundo uma das integrantes da comissão formada pelos barraqueiros para discutir o problema, o valor cobrado é de R$ 400 e se configura em um abuso imposto pela prefeitura para fazer lucrar a empresa em detrimento dos trabalhadores nativos.

Estamos amargando uma gestão muito abaixo da média, para não dizer coisa pior.


Entre outras coisas, os barreirinhenses e turistas notam facilmente que a cidade precisa de gestão, exemplo: o deck do Porto do Banho (Povoado Cantinho, um dos principais acessos ao Parque Nacional) está quebrado, segundo o secretário de administração Thiago Perez, (utilizando o aplicativo whatsapp) a concessionária que opera a balsa será responsabilizada judicialmente pelo fato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NO IFMA

AGENDA DOS CANDIDATOS

Campanha Vacinação Solidária
#viralizeobem